Domingo | 12 de Março de 2023 | 15h30
Divisão d’Élite – Série 1 | AF Porto | 24ª Jornada
Parque de Jogos – Manuel Ramos – Arroteia
Árbitro: Tiago Loureiro
FC INFESTA 1-2 FC AVINTES
0-1 Gil (15′); 1-1 Tiago (44′); 1-2 Gil (77′).
FC INFESTA: Mata, Diogo Sousa, Elvas, André Ribeiro, Aroso, João Ricardo (70′), André Teixeira, Leitão (37′), Tigas (65′), João Rodrigues e Tiago.
TREINADOR: Mário Campo Grande
SUPLENTES: Filipe Pais, Miguel Fernandes, Pedro Costa (65′), Rui Neves, Carlitos (70′), Gabi e Sérgio Duarte (37′).
FC AVINTES: Brandão, André Lima, Gil, Vasco Dias, Pedro Sá, Bruno Sousa, Bruninho (74′), Fabinho, Gabriel Ramalho, Pedro Nova e Baíto (65′).
TREINADOR: Bruno Cunha
SUPLENTES: Fábio (74′), Filipe Marques (65′).
Jogo de caráter decisivo para o Infesta que precisa de pontos como de quem precisa do “pão para a boca”.
Fica a sensação que o Infesta, deixou escapar um ponto que poderia ser precioso nas contas da manutenção, numa partida bem jogada com intensidade a meio campo, mas com poucas oportunidades de golo de parte a parte.
Ao Avintes, pertenceram as primeiras jogadas ofensivas, Bruninho finalizou um remate sobre a barra e pouco depois, é Gil que após uma falsa saída de Mata, na recarga, conseguiu inaugurar o marcador a seu favor.
O Infesta sacudiu a pressão inicial da equipa de Vila Nova de Gaia e respondeu bem por André Ribeiro que após a cobrança de um livre, atirou de cabeça à figura de Brandão. Poucos minutos depois, foi a vez de Diogo Sousa que tentou surpreender o guarda-redes num cruzamento/remate.
Aos 44 minutos, na sequência de um pontapé de canto batido da esquerda, André Ribeiro amortece de cabeça para o meio da área onde aparece Tiago que enche o pé para um grande golo, dando o empate ao intervalo.
Ao intervalo, André Ribeiro recebeu das mãos do Presidente do Infesta, Luís Ferreira, uma camisola alusiva aos 250 jogos que fez pela equipa sénior, feito esse alcançado na jornada anterior.
Numa bonita homenagem, ladeado por vários atletas das equipas da Academia de Futebol, embelezou ainda mais o facto de estar muito público, uma vez que se celebrou neste dia, em conjunto com a A.F. Porto, o Dia Internacional da Mulher.
No reatamento, o Infesta entrou bem e na primeira ocasião, Sérgio Duarte rematou forte para uma boa defesa de Brandão para canto.
Com o desenrolar do jogo, notava-se algum nervosismo na equipa da casa que procurava sair em transições rápidas à procura do golo. Já a equipa do Avintes, satisfeita com o resultado, transmitia muita tranquilidade.
Embora sem grandes ocasiões de golo, o Infesta ia fazendo pela vida ao estar mais próximo de chegar à vantagem que o Avintes, contudo, aos 77 minutos e através de um livre marcado pela direita, a bola é cruzada para a área e Gil salta mais alto e faz o segundo golo.
Um verdadeiro balde de água fria para as hostes infestistas.
Aos 82 minutos, o Infesta ainda protestou uma mão na área, pedindo grande penalidade, não assinalada pelo árbitros que poderia ter dado o empate.
Perto do final, Elvas de cabeça atirou por cima e Bruno Sousa, rematou para boa intervenção de Mata.
A partida terminou com a vitória do Avintes por 1-2, embora o empate fosse o resultado mais ajustado ao que se passou nos 90 minutos.
Esta derrota, mantém o Infesta numa situação delicada. Continua na última posição da série com onze pontos, a quatro do Pedrouços e a cinco do Arcozelo, primeira equipa acima da linha de despromoção.
No próximo domingo, o Infesta tem mais um jogo crucial, com a visita ao terreno do Pedrouços.
Fotos: Joaquim Ribeiro Sousa / João Ribeiro