4 de Dezembro de 2017 

Esperava-se um derby emotivo e equilibrado entre duas equipas que já se tinham defrontado duas vezes esta temporada. Depois de duas vitórias do Padroense (3-1 e 0-3), a contar para a Taça AF Porto, ninguém fazia prever que o desfecho desta partida fosse uma goleada para o Infesta.

Numa partida muito bem disputada, foi a equipa da casa que deu o primeiro sinal de perigo por Medeiros mas Miguel, em situação apertada, conseguiu sacudir a bola. Na resposta, o Infesta chega ao golo, Ruca isolado tentou o chapéu em jeito para a baliza, o defesa Fábio em cima da linha de golo, aliviou para fora da grande área onde aparece Vitinha no sitio certo e liberto de adversários a rematar de primeira para o golo inaugural. O Padroense respondeu de imediato ao golo sofrido, Pedro e Fábio provocaram alguns calafrios à defensiva do Infesta mas falharam a oportunidade de chegar ao empate, no entanto, o Infesta deu hoje uma lição de eficácia, aos 33 minutos, Vitinha de livre directo, rematou rasteiro sem hipóteses para o guarda-redes Matos, fazendo assim o 0-2. A equipa da casa não baixou os braços e foi com afinco à procura do golo mas nem sempre o último passe era o mais acertado. Até ao intervalo, o resultado não mais se alterou.

Na segunda-parte, a equipa da casa quase reduzia por Leitão mas o remate de cabeça, saiu ao lado. Pouco depois, aos 53 minutos, Vitinha não desperdiçou a hipótese de fazer “mais um” hat-trick na sua já longa carreira, ganhando um ressalto e rematando certeiro para o 0-3. O Infesta controlava o jogo a seu belo prazer e jogava em contra-ataque, criando o “pânico” na defensiva do Padroense. Ruca aos 67 e 70 minutos, seguia isolado e podia ter aumentado a vantagem para o Infesta, mas não conseguiu desfeitear Matos. O Padroense por duas vezes poderia ter reduzido mas Miguel esteve atento. Já em período de compensação, o recém-entrado Varela, de pé esquerdo, rematou forte e estabeleceu o resultado final em 0-4 para o Infesta.

Vitória justa do Infesta que foi claramente superior ao adversário, valendo também da eficácia do capitão e veterano Vitinha que com 40 anos, fez uma das melhores exibições da carreira. Nota de destaque para a estreia do ainda júnior Rafa. A vitória coloca o Infesta isolado no 6º lugar da tabela com 21 pontos, estando neste momento a 4 pontos do 2º classificado, o Valadares e a 6 do novo líder, o Leça. Na próxima jornada, o Infesta joga fora mais uma vez, desta feita com o Rio Tinto.

Foto: Carla Ferreira

Academia de Futebol
Sérgio Marques